Como comentei por aqui, recentemente tomamos a decisão de nos tornarmos nômades. Porém, da decisão até a prática, há um longo caminho a percorrer, como vocês devem imaginar. Logo de cara, nem sabíamos por onde começar, mas agora estamos com “meio caminho andado” e vim compartilhar aqui com vocês como tem sido essa fase de preparativos!

Começando nosso planejamento, montamos um grande checklist, que envolvia itens como:

  • Vender eletrodomésticos, eletrônicos, computadores etc que não precisaremos mais;
  • Doar mais uma série de coisas (roupas em excesso, produtos e utensílios de casa etc);
  • Arrumar espaços para guardar as coisas que não queremos ainda desapegar nesse momento (ou que são importantes e queremos para nossa futura casa fixa) mas que não cabem no porta-malas do carro;
  • Alugar nosso apartamento;
  • Arrumar lugares base na casa dos nossos pais (explicarei abaixo);
  • Eliminar alguns gastos e serviços que não precisaremos mais: TV por assinatura, água e luz do apartamento que iremos alugar, por exemplo;
  • Iniciar os preparativos de fato: alugar os lugares, programar roteiros etc.

Como vocês podem ver, esses itens iniciais do planejamento envolvem a parte mais chata mesmo, que servem para viabilizar o início da nossa aventura! Não foi e não está sendo fácil, mas aos poucos estamos conseguindo cuidar de todos esses itens.

Conseguimos um quarto na casa da minha mãe e um na casa dos pais do Thi que usaremos como base. Esse item não é algo fundamental, mas foi algo importante para nós. Isso porque desde o início não estava nos nossos planos passar 1 ou 2 anos direto viajando por aí sem passar por aqui para ver a família. Somos apegados à família e amigos e não estamos prontos ainda para algo tão drástico. Por isso estamos montando esses quartos com coisas nossas, e já servem até para armazenarmos algumas coisas importantes (como listei acima), para fazermos algumas paradas por aqui durante os roteiros.

Com relação ao apartamento, já conseguimos encontrar pessoas para alugar também. E a melhor parte: com data programada! É um casal que irá casar no início de maio, e para isso precisa das chaves cerca de 15 dias antes. Ou seja, temos nossa data limite para deixar tudo pronto por aqui!

Esse prazo estamos usando para deixar tudo pronto: doar o que precisa ser doado, vender o que conseguimos e guardar as coisas que não queremos desapegar! E claaaro, em paralelo já estamos planejando o roteiro também, que compartilharei por aqui em breve!

 

Está corrido, mas ao mesmo tempo estamos animados e ansiosos!