Acho que uma das principais dúvidas para quem está entrando nesse estilo de vida é saber como calcular o custo de vida como um nômade digital. Eu já havia falado em um dos primeiros posts sobre a importância do planejamento, especialmente nessas questões financeiras, mas sei que muitas vezes é difícil ter uma base de por onde começar esse cálculo.

O planejamento financeiro é quem irá determinar os locais onde você poderá viver, e o estilo de vida que conseguirá levar em cada um deles. Por isso, deve ser feito de forma cautelosa e antes de qualquer outra coisa.

O primeiro passo é pensar no seu orçamento disponível por mês. No caso de quem trabalha com renda variável, tire uma média. Assim, nos meses que você ganhar acima dessa média, compensa os meses que ganhar abaixo. Sempre levando em conta que é fundamental ter uma margem de segurança.

Planejamento financeiro para nômades digitais

Depois faça estimativas de quanto irá gastar por mês. Primeiramente, considere os custos básicos:

  • Aluguel / hospedagem
  • Alimentação e suprimentos básicos
  • Eletricidade, gás e água (caso não estejam incluídos na hospedagem)
  • Internet e telefone
  • Transportes
  • Cuidados pessoais

Depois de calcular os gastos básicos, calcule os gastos adicionais. Isso pode variar muito de pessoa para pessoa, dependendo do estilo de vida de cada um. Aqui você pode incluir despesas como:

  • Restaurantes
  • Passeios / entretenimento
  • Esportes
  • Espaço de coworking

Lembre-se de que todo esse planejamento deve ser feito para cada lugar que você deseja incluir no seu roteiro, pois esses custos variam muito por região. E isso não somente no que se refere à estadia, mas também gastos de alimentação, transporte etc. Verifique também os gastos com passeios ou pontos turísticos de cada lugar, pois você provavelmente desejará conhecer pelo menos os principais.

 

Sites relacionados

Tem alguns sites específicos que podem ajudar a encontrar informações sobre o custo de vida em vários lugares do mundo. É ótimo para se ter uma base, embora seja importante também fazer algumas pesquisas mais aprofundadas.

Numbeo.com – Um excelente site para pesquisar o custo de vida por cidade. Ele é bem completo nas informações, com custos médios de aluguel, transporte, restaurantes, itens básicos de mercado, roupas etc. Para viagens dentro do Brasil, ele não tem tantas opções de cidade, mas dá para tirar uma média pelas regiões.

Custodevida.com.br – Bem parecido com o Numbeo, mas focado no Brasil. Também tem informações de custos médios com diversos itens e ainda tem um ranking no qual podemos checar a lista das cidades mais caras para as mais baratas.

Nomadlist.com – Você pode pesquisar o custo de vida por cidade ou você pode fazer uma pesquisa com filtros avançados. Por exemplo, se você quer viver em algum lugar da Europa entre 1200 a 1500 dólares por mês, você pode pesquisar isso e aparecerá uma lista de cidades que se adequam aos seus critérios.