Sabemos que ser um nômade digital é um grande desafio e pode não ser viável para muitas pessoas. Para que esse estilo de vida dê certo é importante que a pessoa tenha algumas e habilidades. Por isso, nesse post vou falar sobre as características necessárias para ser um nômade digital.

 

Hábito de planejar

Por mais que se tenha a impressão de que ser nômade é um estilo de vida impulsivo e espontâneo, envolve muito mais planejamento do que parece. Esse é o principal ingrediente para que tudo corra mai tranquilamente, e ainda assim pode haver surpresas no caminho. É preciso ter muitas informações sobre os lugares, programar a vida financeira, os alojamentos, formas de transportes etc. Essa preparação prévia é crucial.

 

Tomar decisões rapidamente

Você precisará ter uma boa intuição para tomar as melhores decisões sobre as diversas situações que encontrar pelo percurso. E na maior parte das vezes, não terá muito tempo para isso, então é preciso saber tomar decisões rapidamente. Parece contraditório, quando mencionei acima a questão do planejamento prévio, mas justamente esse planejamento e informações coletadas serão grandes aliados na hora de tomar as decisões da melhor forma.

 

Não ser apegado

É normal do ser humano se apegar. Para ser um nômade digital, esse hábito tem que ser evitado ou reduzido. Com as mudanças constantes, é necessário deixar para atrás tudo que foi “construído” no último local, incluindo as rotinas, os lugares amados e as pessoas que você conheceu ali. Isso sem contar o desapego material mesmo para entrar nesse mundo né? Já comentei aqui no blog que estamos nessa fase.

 

Aceitar bem as falhas

Viver em mudanças constantes e tomando decisões rápidas pode ser legal, mas certamente trará certas falhas de percurso pelo caminho. É normal que as coisas deem errado às vezes. Portanto, é essencial ter a capacidade de lidar com esses problemas com um sorriso e aprender com eles.

O nômade digital tem que ser uma pessoa flexível: se o plano não deu certo, é preciso pensar e tomar decisões rápidas (como coloquei acima) para seguir um novo planejamento.

 

Disciplina

Como já mencionei várias vezes aqui no blog, os nômades não viajam em férias, e sim vivem uma vida desafiadora enquanto se mantêm em movimento. Então é importante ter disciplina, já que as mudanças constantes podem ser uma distração. É preciso ter automotivação para seguir com os objetivos e ter uma rotina diária para alcançá-los.

 

Curiosidade e vontade de aprender

Para ser um nômade digital é fundamental gostar de aprender coisas novas. Esse estilo de vida exige que a pessoa se ambiente e entenda os lugares, cidades e países que está conhecendo. Para isso, é preciso ter interesse pela cultura, idiomas e tudo mais.

 

Proatividade

Com as mudanças constantes, muitas vezes será necessário ir atrás para fazer com que tudo funcione como você precisa. Por isso, um nômade digital não pode se dar ao luxo de ser muito tímido, a proatividade é fundamental.