Gramado fica na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. É possível chegar na cidade de carro, ônibus ou de avião, conforme detalho abaixo.

Como chegar em Gramado de avião

A cidade de Gramado não possui aeroporto. O principal e maior aeroporto nas proximidades é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que fica a cerca de 115 km de Gramado. A partir daí, será necessário outro meio de transporte para chegar à cidade. Pode ser contratado um serviço de transfer, locação de um veículo ou uso de um ônibus rodoviário.

Outra opção é o Aeroporto Regional de Caxias do Sul, que é menor, porém fica mais próximo, a cerca de 70 km de Gramado. Assim como de Porto Alegre, será necessário outro meio de transporte para completar a viagem.

Como chegar em Gramado de ônibus

A Rodoviária Municipal de Gramado fica em um ponto central da cidade. Nele, chegam ônibus de Porto Alegre, Caxias do Sul e várias outras cidades, como São Paulo, Curitiba, Florianópolis etc.

A empresa Itapemirim tem ônibus partindo de diversas capitais do país com destino a Porto Alegre. A viação Citral faz a linha Porto Alegre x Gramado

Como chegar em Gramado de carro

As opções de como chegar a Gramado de carro vão depender da sua região de origem. Saindo de Caxias do Sul, use a RS-235. Há dois pedágios no trecho até a cidade serrana. Partindo de Porto Alegre, as opções principais são:

– Via Gravataí e Taquara, passando pela BR-101, depois pela RS-020 até Taquara e seguindo pela RS-115 até Gramado.

– Via Novo Hamburgo, principal rota entre Porto Alegre e Gramado, saindo da capital pela BR-290 e pegando a BR-116, que segue até Novo Hamburgo. Na sequência, vem a RS-239 e depois a RS-115. Essa opção é mais utilizada entre os turistas que chegam ao aeroporto e vão para Gramado.