Gramado é um destino que pode ser visitado o ano todo. A região tem grande procura durante o inverno quando predominam as temperaturas mais baixas e o charme da serra, especialmente durante as férias de julho. Inclusive, muitas pessoas viajam com expectativa de ver neve, mas isso não é algo tão comum.

Ainda no inverno, em agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado, realizado no Palácio dos Festivais, quando um tapete vermelho é estendido sobre a Rua Coberta e por ali passam as celebridades do cinema nacional.

Porém, outras estações também atraem muitos turistas. Na primavera, por exemplo, a região fica muito linda, ainda mais florida. No outono, a Páscoa é uma data que também atrai muitos visitantes, e não é para menos, afinal, o chocolate é outro grande símbolo da cidade, que fica toda enfeitada.

Mas o auge do turismo é quando acontece o Natal Luz na cidade. O evento tem ficado cada vez mais longo, atualmente começa no final de outubro e dura até janeiro. A cidade fica toda iluminada e decorada com enfeites natalinos. Além disso, tem os desfiles, shows e a tradicional Aldeia do Papai Noel.