“Nessa grande cidade do Mini Mundo nós temos prefeitura, jornal, moeda e tudo que envolve uma sociedade, menos a violência”, foi com essa descrição que o guia Nelson Fernando iniciou nossa visita pelo parque, que é uma das atrações mais visitadas de Gramado. É um parque de miniaturas ao ar livre, mas engana-se quem pensa que é um passeio para crianças. Com muitas belezas, referências culturais e perfeições na criação e manutenção, o espaço conquista visitantes de todas as idades.

Parque Mini Mundo Gramado

Parque Mini Mundo Gramado

Tudo começou com um presente de um avô e um pai para as crianças: uma casinha de bonecas (que de “casinha” não tem nada, pois consigo andar sem abaixar dentro dela)  para a menina, e uma ferrovia com um conjunto de castelos em miniaturas para o menino, em frente ao hotel Ritta Höppner, pertencente à família. A brincadeira foi crescendo, e em 1983 o espaço foi aberto ao público.

A entrada do parque tem um hall que remete a uma estação ferroviária antiga, o que é bem característico, pois simboliza que estamos prestes a embarcar em uma viagem. Logo na sequência, somos recepcionados pela princesa Rafa, que nos apresenta o Jornal do Mini Mundo, que traz explicações sobre o percurso e algumas histórias. Outros personagens que ficam lá na frente são a ursinha Ana e o ursinho Gui.

O tour começa com uma visita pela casinha de bonecas que originou a criação do parque, assim como a ferrovia, que pode ser avistada da janela da casinha. Depois, a visita continua com várias réplicas fieis de prédios de vários lugares do mundo. Tudo com muita riqueza de detalhes e um cuidado muito especial para ser o mais próximo possível da realidade. Além das réplicas, existe toda uma cidade em miniatura, povoada por mini habitantes, sempre em tamanho 24 vezes menor do que a realidade.

Entre as réplicas encontradas no parque, estão o castelo de Neuschwanstein (Alemanha), a igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto), o Museu do Ipiranga (São Paulo), o aeroporto de Bariloche (Argentina), o castelo de Lichtenstein (Alemanha), a Cordilheira dos Andes, a Usina do Gasômetro (Porto Alegre) etc.

Parque Mini Mundo Gramado Parque Mini Mundo Gramado

E a cidade acontece como qualquer outra: pessoas comemorando aniversário, atravessando a rua, tirando selfie, assistindo TV (com a TV funcionando e tudo), uma pousada pegando fogo e por aí vai. Para deixar o passeio ainda mais divertido, há diversas referências culturais e divertidas pelo parque, como os Beatles atravessando pela faixa e a turma do Chaves!

Parque Mini Mundo Gramado

Dá para ver o nível de perfeição do lugar fazendo fotos assim bem próximas das miniaturas, como essa abaixo. Não parece que estamos em uma rodovia de verdade?

Gostamos muito do passeio e nos surpreendemos positivamente. Recomendo muito, para quem for, fazer a visita guiada, que acontece de hora em hora. Acho que faz muita diferença para conseguir captar todas essas referências, detalhes e tudo mais. Além disso, nosso guia tirou fotos bem legais que nem teríamos pensado, como essas abaixo, no qual parece que estamos na mesma escala das miniaturas, e uma em que ficou com efeito de neve.

Parque Mini Mundo Gramado

Parque Mini Mundo Gramado Parque Mini Mundo Gramado

MINI MUNDO

  • Entrada: R$36,00 adultos e R$18,00 a meia entrada
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h
  • Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291 – Gramado – RS
  • Site: http://www.minimundo.com.br/