Eu normalmente não sou muito fã de zoológicos em geral. Essa questão de os bichinhos serem capturados da natureza apenas para ficarem expostos para nossa diversão é algo que não me agrada. Por isso gostei de conhecer o GramadoZoo, que tem um conceito bem diferente, com foco em bem-estar animal, pesquisa, educação ambiental e conservação.

Inaugurado em 2008, o complexo tem uma área de 200.000 m² quadrados e possui apenas espécies da fauna brasileira. Portanto, se você está planejando a visita, não espere encontrar girafas, elefantes ou leões, mas sim araras, emas, antas, papagaios, onças, macacos etc.

GramadoZoo

O primeiro ponto que o diferencia dos zoológicos tradicionais é o fato de que os animais que estão lá não foram capturados da natureza, e sim resgatados de tráfico animal ou de outros zoológicos. Além disso, espécies em extinção recebem cuidados especiais para reprodução e pesquisa. O espaço conta com hospital veterinário, berçário e ambientes especiais para os animais de clima quente, além de uma equipe especializada de biólogos, veterinários e educadores ambientais.

A estrutura do complexo também é bem diferente dos zoológicos tradicionais. No lugar das jaulas e grades, foram criados enormes viveiros de imersão, que reproduzem o habitat das espécies. Por isso, a experiência já é diferente desde o início, pois o primeiro espaço que entramos é um viveiro, ou seja, nós entramos no próprio recinto das aves. Sempre com orientações para não tocar ou alimentar os bichos, é claro. Alias, nem é permitido entrar com alimentos por lá. Para quem tem vontade de alimentar os bichinhos, há alguns recintos em que há rações próprias para vender, em quantidades limitadas.

O trajeto a ser percorrido pelos visitantes é de 1,2km, e o zoológico gramadense tem banheiros, uma lojinha e um restaurante em formato de oca indígena, com capacidade para mais de 200 pessoas. O complexo fica a 700 metros do pórtico de entrada da cidade (via Taquara) na RS-115.

GramadoZoo GramadoZoo GramadoZoo

No mesmo complexo do GramadoZoo, foi inaugurado em 2011 o Parque Gaúcho, que conta a história e cultura do povo gaúcho. É uma boa opção fazer os passeios em conjunto, já que há um combo de ingressos com os dois parques, além de ser o mesmo valor de estacionamento.

 

GRAMADOZOO

  • Entrada: Valor para adultos R$60,00. Crianças e Idosos pagam R$32,00.
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 18h30
  • Endereço: RS 115, Km 35
  • Site: https://www.gramadozoo.com.br/