Aproveitamos a visita ao GramadoZoo para conhecer também o Parque Gaúcho, um complexo que conta a história dos gaúchos, sua origem aos costumes de seu povo. Inaugurado em 2011, é o único parque temático do mundo sobre a história e cultura gaúcha.

Em uma área de 120 mil metros quadrados, o parque conta com diversos espaços que ajudam a captar a essência da cultura gaúcha. O tour começa pelo Memorial do Gaúcho, onde cerca de mil peças ajudam a contar a formação e a evolução do povo da região.

Além disso, o parque conta com um herbário com plantas e horta orgânica, um galpão mirim com atividades lúdicas para crianças, uma arena de doma, uma cabanha e a Cidade do Gaúchos, espaço que mostra os tipos de habitação do interior do pampa no século 18. O complexo tem ainda outras áreas para atender os visitantes, como um restaurante temático, loja de itens regionais etc.

É bem interessante essa área da cidade, onde podemos entrar até mesmo dentro das habitações (foto acima), montadas como eram mesmo antigamente. Há também a reprodução de uma capela do século XVIII. Para finalizar o passeio, os visitantes podem ainda provar o tão famoso chimarrão.

Além do lado histórico e cultural, o espaço tem esse cenário deslumbrante de serras da foto abaixo.

O Parque Gaúcho faz parte do mesmo complexo do GramadoZoo, por isso é uma boa opção fazer os passeios em conjunto, já que há um combo de ingressos com os dois parques, além de ser o mesmo valor de estacionamento.

 

PARQUE GAÚCHO

  • Entrada: R$60,00, mas é possível comprar combo com o Gramado Zoo
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 10h às 18h30, com última entrada às 17h.
  • Endereço: RS 115, Km 35
  • Site: http://parquegaucho.com.br/