Com uma queda d’água de 131 metros, a Cascata do Caracol, que fica no Parque do Caracol, em Canela / RS, é uma das principais atrações de toda a Serra Gaúcha. E os Bondinhos Aéreos do Parques da Serra proporcionam uma vista maravilhosa para admirar esse cartão postal da região. Tivemos a oportunidade de conhecer a atração no último sábado, 09/06, e foi um passeio perfeito para o dia lindo de sol que estava.

Localizado a 500 metros do Parque do Caracol, o Parques da Serra possui uma área de 60 hectares, cuja principal atração  são os Bondinhos Aéreos. Para chegar ao local, a forma mais fácil é de carro, e o estacionamento é gratuito. Porém, também é possível chegar pelo BusTour, ônibus turístico que tem parada em diversos pontos turísticos de Gramado e Canela.

Bondinhos Aéreos - Parques da Serra - Canela RS

O teleférico com tecnologia suíça foi inaugurado no final de 2013 e é operado pela mesma empresa que opera os bondinhos do Parque Unipraias (Balneário Camboriú) e de Aparecida. Cada bondinho tem capacidade para oito pessoas. O passeio começa na Estação Central, que é a do meio, onde acontece o embarque e desembarque. O local possui área de alimentação, banheiros lojas de souvenirs e um mirante que permite uma vista completa do vale a 60 metros de altura.

Na sequência, vem a Estação Animal, que é a mais alta do percurso, com um desnível de 130 metros. Nesse piso, há um mirante com uma vista bem bonita do parque, pequenas trilhas ecológicas pela mata, assim como o Espaço das Esculturas que Falam, com cerca de 85 peças talhadas em madeira pelo artista plástico Masaharu Hata, que reproduzem a aparência e também o som dos animais.

Bondinhos Aéreos - Parques da Serra - Canela RS

Bondinhos Aéreos - Parques da Serra - Canela RS

A última parada é a Estação Cascata, que é a mais baixa, e que fica mais próxima da Cascata do Caracol. É onde temos a vista mais linda e inesquecível, ótima para fotos lindas! Para quem tiver interesse, há opção de fazer fotos oficiais com fotógrafos, pagas à parte.

Aos finais de semana, especialmente em dias bonitos como esse, há bastante gente no passeio, então é preciso esperar um pouquinho para conseguir um espaço para fazer uma foto legal como essa abaixo, mas nada absurdo, foram poucos minutinhos, achei bem tranquilo até.

Bondinhos Aéreos - Parques da Serra - Canela RS

Bondinhos Aéreos - Parques da Serra - Canela RS

Para o passeio inteiro, recomendo reservar cerca de 1h30. Caso deseje fazer refeição no local, é bom aumentar um pouquinho esse tempo. E para quem tem receio do bondinho em si, pode ir tranquilamente pois os trajetos são curtos e tranquilos, e eles não chacoalham muito, é bem suave.

 

BONDINHOS AÉREOS – PARQUES DA SERRA

  • Entrada: R$42,00 adulto e R$21,00 crianças e idosos
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h
  • Endereço: Estrada da Ferradura 699 – Caracol, Canela – RS
  • Site: http://www.parquesdaserra.com.br