Muita gente que vem para a Serra Gaúcha tem a expectativa de encontrar neve por aqui, o que é algo um pouco raro de acontecer de forma natural. Porém, pode se tornar realidade com o Snowland em Gramado, que é o único parque de neve indoor de toda a América.

Fomos conferir de pertinho e simplesmente amamos a experiência. Foi com certeza um dos dias mais divertido que passamos na Serra Gaúcha. Esquiamos, eu patinei no gelo e nós dois brincamos muito na neve. E claro que vim aqui compartilhar todas as dicas e informações!

Com mais de 16 mil m², o parque é dividido em três áreas:

  • Vilarejo Alpino: Com ambientação inspirada nos Alpes Suíços, é onde fica a pista de patinação e as lojas, assim como lugar para tomar um bom chocolate quente e aquecer o corpo ao sair da Montanha de Neve! Por lá a temperatura é bem agradável, em torno de 15º C.
  • Mirante Bela Vista: É a praça de alimentação, que também tem um clima bem agradável e uma decoração muito fofa. Para comer, há algumas opções variadas, nós optamos pelo hambúrguer do Bamba Burgers e adoramos!
  • Montanha de Neve: Esse é o ponto alto do parque! É lá que tem neve de verdade e as temperaturas chegam a -5º C. Antes de acessar o local, recebemos roupas e calçados adequados e impermeáveis. Além de ser muito legal apenas a oportunidade de brincar na neve e curtir o clipa de Alpes Suíços em pleno Brasil, lá dentro há diversas atrações, como pista para esqui e snowboard, esquibunda e outras brincadeiras de neve.

Para quem nunca viu neve, é certamente um passeio indescritível! E para quem já viu, é ótimo também para rever e curtir as atrações. Eu fiquei impressionada com a estrutura, cuidado e todos os detalhes do parque.

Como nunca esquiamos, quisemos aproveitar a oportunidade. Mesmo quem não sabe nada, como é o nosso caso, pode esquiar, pois existe a opção de pagar uma aula. Nesse caso, um instrutor ensina todo o básico durante 50 minutos, e depois temos mais 30 minutos para praticar sozinhos. É uma experiência muito legal! O Thi pegou o jeito logo de cara, eu tive um pouco mais de dificuldade para fazer as curvas e tomei dois tombos na neve, mas é bem tranquilo e não machuca, então podem ficar tranquilos! E é muito gostoso!

O legal é que mesmo nesse clima tão frio, o exercício ajuda a manter o corpo bem aquecido, e enquanto estávamos esquiando sentimos até calor (lembrando que já estávamos com roupa bem quente, e a do parque por cima). Mas depois que o esqui acabou e ficamos apenas curtindo a neve, o friozinho bateu! Especialmente depois de deitar na neve, jogar pra cima igual criança e tudo mais (rs)! Nessa hora, é bom dar uma revezada e passar um tempo no Vilarejo Alpino para dar uma aquecida.

Vimos uma apresentação de teatro por lá também, e apesar de ser infantil, achei bem fofa e é bem legal porque nela vemos neve caindo mesmo (enquanto no restante da área a neve fica mesmo no chão e superfícies). Também descemos no Ice Motion, que é um tobogã que descemos com boia, muito divertido também!

Depois da Montanha de Neve, me arrisquei também na patinação no gelo. O Thi, como teve fratura recentemente e fez cirurgia, não quis arriscar. Apesar de ser um pouco mais difícil que o esqui, pois desliza mais, achei muito legal e estava conseguindo pegar o jeito! Recebemos algumas instruções importantes antes de entrar na pista. No começo, para quem não tem prática, é melhor ir seguindo encostado nas paredes, mas depois dá para arriscar patinar mesmo. Achei bem legal também! Por lá, também recebemos os equipamentos necessários, como capacete, joelheiras e cotoveleiras.

Como mencionei acima, nos divertimos muito e recomendo demais o passeio. Para quem quiser esquiar ou fazer snowboard, é legal reservar bastante tempo para aproveitar bem todas as atrações do parque.

 

SNOWLAND

  • Entrada: R$169,00 adultos e R$139,00 crianças.
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 10h às 17h.
  • Endereço: RS-235, 9009 – Carazal, Gramado – RS, 95670-000
  • Site: https://www.snowland.com.br/