Para quem é fã de moda ou de história (afinal, de certa forma estão bem interligadas), o Museu da Moda que fica em Canela / RS é um prato cheio! O espaço tem 3.500 m² e traz uma verdadeira viagem no tempo, contando 4 mil anos da história do vestuário feminino.

O museu, que já impressiona pela arquitetura e grandiosidade, foi idealizado pela estilista Milka Wolff, que fez toda a pesquisa junto com a curadora Débora Elman. Por lá, encontramos um grande acervo, que conta com peças originais e réplicas idênticas (inclusive com tecidos e técnicas similares aos da época a que se referem) dos vestuários ao longo da história, além de objetos e acessórios.

As roupas ficam expostas em vitrines separadas por épocas e com cenários de fundo. Encontramos representados, por exemplo, o Egito Antigo, Império Romano, Idade Média, o Iluminismo, a Renascença, a Era Napoleônica etc, até os tempos mais atuais, como as décadas de 1960 a 2000.

Além disso, o Museu da Moda conta ainda com alguns espaços bem interessantes, como uma exposição de 10 modelos idênticos a vestidos da Princesa Diana, com direito a fotos ao lado de cada manequim mostrando a princesa usando o modelo. E o meu preferido, que é a exposição Divas do Cinema, com looks de famosas como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Grace Kelly e Carmen Miranda.

No andar de baixo, há ainda uma outra exposição, que retrata a trajetória pessoal e profissional da própria estilista Milka Wolff, com vestidos de noiva, debutante, de gala etc.

Gostei bastante da visita. Impossível não se impressionar com tantos detalhes, riqueza de informações e requinte do edifício e das instalações.