A fachada do Mundo a Vapor já é super conhecida e tradicional no cenário de quem visita Canela e Gramado. O espaço, que chama a atenção pela fachada inusitada, é uma ótima opção para quem quer incluir conhecimento, cultura e história durante a viagem pela Serra Gaúcha.

A fachada do parque remete a um famoso acidente que aconteceu na França em 1895, quando uma locomotiva desgovernada e em alta velocidade atravessou uma parede da estação de Montparnasse e ficou pendurada a 12 metros de altura.

Dentro do parque, fazemos uma viagem pelo mundo das máquinas movidas a vapor. Ao entrar no local, um guia nos direciona ao início das apresentações, que falam sobre as diversas formas de energias durante a história e evolução da indústria.

Mundo a Vapor

O parque é constituído de diversas miniaturas de máquinas,  réplicas que simulam usinas termoelétricas, usinas hidrelétricas, usinas eólicas, serraria a vapor, olaria, pedreira etc, além, é claro, das locomotivas, que estavam sempre presentes na história da indústria. No espaço, há também réplicas em tamanho original, como o relógio a vapor, cujo original se localiza em Vancouver, no Canadá.

Mundo a Vapor

A história do surgimento do parque é bem legal também. Na oficina mecânica do pai, Omar e Benito Urbani se apaixonaram pelas máquinas a vapor e construíram as primeiras réplicas ali mesmo. Todas elas apresentam funcionamento mecânico completo e retratam a importância e as aplicações dos aparelhos desde a revolução industrial.

Mundo a Vapor

Além do universo do mundo a vapor propriamente disso, há no local um espaço para fazer fotos à moda antiga (pago à parte), com direito a roupas de época e cenários bem legais. Há, ainda, um espaço para as crianças brincarem e lojinha de souvenir.

 

MUNDO A VAPOR

  • Entrada: R$36,00 a inteira
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h, fechando nas quartas-feiras
  • Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1247 – Carniel, Canela – RS, 95680-000
  • Site: https://www.mundoavapor.com.br/