O Parque Temático Epopeia Italiana é uma parada obrigatória para quem visita a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Esse foi nosso ponto de partida do Tour da Unha e do Vinho que fizemos durante a nossa viagem, e achei tão legal que merecia um post separado para ele.

Com 2.000 m² de área coberta e nove cenários, o parque conta a história da imigração italiana para a Serra Gaúcha por meio da história real de Lázaro e Rosa, um casal italiano que veio para o Brasil devido à grande crise em sua terra natal. Vieram com a promessa de vida nova e de que encontrariam riquezas e vida próspera por aqui, mas não foi exatamente o que aconteceu.

No início do passeio, vemos alguns documentos da época da imigração, vestimentas e hábitos alimentares também da época. Na sequência, o guia que apresenta e nos leva até o final do passeio é um ator que representa o próprio Lázaro da história, mas li que em algumas apresentações pode também ser a Rosa. Vamos passando por vários cenários, começando por uma vila típica da Itália, o navio da imigração, a mata que os imigrantes encontraram ao chegar no Brasil e uma vila construída por eles aqui com muito sacrifício e trabalho. Como vamos passando em todos os cenários, nos sentimos realmente viajando no tempo, como se estivéssemos vivendo com eles todos aqueles momentos.

Para ajudar contar toda a história, há um filme muito bem feito, que vamos vendo as cenas de acordo com os momentos da história e os cenários que estamos visitando. Tudo com uma ótima qualidade de vídeo, som, luzes e efeitos especiais.

No final, podemos ver alguns dos pertences trazidos por Lazaro e Rosa, como um baú de madeira onde transportaram tudo que tinham e fotos da família.  O passeio inclui, ainda, degustação de vinho, suco de uva e biscoito colonial.

Ficamos muito impressionados com a qualidade dos cenários, vídeos e todos os recursos da Epopeia Italiana. É daqueles passeios que encantam e superam nossas expectativas. Foi perfeito para iniciar o nosso passeio e recomendo demais para quem estiver na região.

Com o ator que fez o Lázaro tentando parecer italianos

EPOPEIA ITALIANA

  • Entrada: de R$20,00 a R$30,00.
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h45.
  • Endereço: Visc. de São Gabriel, 507 Bento Gonçalves – RS, 95700-376.
  • Site: https://www.giordaniturismo.com.br/epopeiaitaliana/