Um dos passeios mais tradicionais da Serra Gaúcha (e um dos que eu estava mais ansiosa para fazer) é o passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves. Tem algumas opções diferentes de passeios, e o que escolhi foi o Tour Uva e Vinho, da Giordani Turismo, que é o grupo responsável pela operação da Maria Fumaça.

Gravei um vlog bem completinho no dia e deixo aqui para quem gosta de ver tudo em vídeo, mas tem todas as informações, com fotos, abaixo também.

O passeio tem início em Bento Gonçalves, no Parque Temático Epopeia Italiana, que fala sobre a imigração italiana na Serra Gaúcha por meio da história real de um casal que veio para cá, Rosa e Lázaro Giordani. Achei que a visita merecia um post separado, então clique aqui para saber mais.

Na sequência, vamos de ônibus até a cidade de Garibaldi, onde paramos para uma visitação na Cooperativa Vinícola Garibaldi, com degustação dos principais vinhos e espumantes produzidos ali. É uma boa oportunidade também para comprar, já que os preços são bons e é tudo muito gostoso, especialmente o Moscatel, que é bem premiado.

Após a degustação, o passeio continua de ônibus até a cidade de Carlos Barbosa, onde fizemos o embarque na Maria Fumaça. Logo na estação, já dá para entrar no clima da viagem, com uma apresentação musical na plataforma de embarque. Dá muita sensação de volta ao passado mesmo ao embarcar naquele trem de antigamente!

Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves

O passeio de trem tem 1h30 de duração e tem uma guia que passa todas as informações sobre o passeio, sobre as cidades em que passamos e apresenta as atrações. Além da guia ser bem divertida! Durante o trajeto, há várias apresentações nos vagões, a maior parte musical. Tem apresentação de música típica gaúcha, italiana, teatro e coral. Não vemos o tempo passar, de tão divertido!

Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves

Na Estação de Garibaldi há uma parada, com direito a mais música e degustação de vinhos e alguns quitutes. E com o toque do apito da Maria Fumaça, os passageiros voltam ao trem, que parte para o destino final.

Vale muito a pena o passeio, com certeza uma das melhores atrações da Serra Gaúcha!

 

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA

Os preços e horários dependem do tour escolhido. Também é possível ir de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa, ou vice versa. Confira os detalhes:

  • Site: http://www.giordaniturismo.com.br
  • Telefone: 54 3455.2788
  • E-mail: [email protected]