Um dos meus dias preferidos da nossa temporada na Serra Gaúcha, e o dia em que mais tivemos contato com a natureza, foi o dia em que fizemos um tour pelos Cânions de Cambará do Sul. A cidade fica a 114 km de Gramado e é conhecida como “a terra dos cânions”.

Para fazer o tour, optamos por contratar uma agência especializada, já que o ideal é ir de 4 x 4, pois é necessário fazer trilhas em estradas de terra e cheias de pedras. Escolhemos a Coiote Adventure, que faz o tour com os dois cânions, Fortaleza e Itaimbezinho, no mesmo dia, e ainda busca em Gramado de manhã e traz de volta no final do dia. Um guia nos acompanha durante todo o trajeto, mesmo na trilha que fazemos a pé, e o almoço também está incluso.

Fiz um vídeo bem completinho e deixo para quem quiser assistir, mas conto todos os detalhes abaixo também.

Nosso dia começou bem cedo. O nosso guia foi o Roni Bitencourt, que nos buscou às 8h. O trajeto até Cambará do Sul leva cerca de 1h30. Fiquei bem feliz que o dia estava lindo, com o tempo bem aberto. Estava friozinho, claro, já que estamos em junho, mas estava um dia bem gostoso!

Chegando em Cambará do Sul, pegamos direto a trilha (de carro) para chegar ao Parque Nacional da Serra Geral, onde fica o Cânion Fortaleza. Após estacionar o carro, para chegar ao mirante tem uma trilha que deve ser feita a pé e tem 1,5km (3km entre ida e volta). Esse parque é mais inexplorado, digamos assim, e por isso o caminho é mais rústico, o que eu achei bem legal. Por isso também, o caminho para chegar de carro é mais complicado. Achei a trilha a pé tranquila e o caminho já é lindo demais!

Chegando lá em cima, é indescritível. A vista é linda demais, esse cânion é enorme e tem uma vista panorâmica. A distância entre os dois lados do cânion é de 2 mil metros, e a altitude é de 1.120 metros.

Depois disso fizemos uma parada para almoço no parador Casa da Montanha. O almoço já está incluso no passeio e pagamos apenas as bebidas. E o restaurante é maravilhoso, adoramos a comida e o ambiente.

Na parte da tarde, fomos até o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o Cânion Itaimbezinho. Embora seja menor que o Fortaleza, ele é mais famoso pois já tem visitações há mais tempo e uma infraestrutura maior. Há algumas opções diferentes de trilha, mas fizemos a Trilha do Vertice, que é a menor, com cerca de 1,5km entre ida e volta. E a vista também é maravilhosa, apesar de menor, os paredões são mais verticais, e tem cachoeiras linda também.

Depois seguimos de volta para Gramado, chegamos por volta de 18h. Recomendo demais o trabalho da Coiote Adventure, o passeio foi incrível, tudo muito tranquilo e o guia Roni foi ótimo. Para quem quiser mais informações, deixo os contatos abaixo.

COIOTE ADVENTURE
Site: http://www.coioteadventure.com.br/
E-mail: [email protected]
Telefone: 54 99611 0426