Um dos lugares mais visitado de Gramado e um dos principais cartões portais da cidade é o Lago Negro. E não é para menos, pois também é um dos nossos lugares preferidos por lá, especialmente do Léo. Embora muita gente não saiba, trata-se de um lago artificial fundo, de um tom verde escuro, que reflete os pinheiros de suas margens. No verão, as cores das hortênsias azuis se misturam, e no inverno azaleias aparecem na paisagem.

O parque tem uma trilha bem gostosa para caminhar, correr, contemplar a natureza, e o melhor: é permitido levar os bichinhos de estimação. O local transmite muita paz, então é um ótimo passeio para curtir e relaxar no meio da natureza. Além disso, outra grande atração do parque são os pedalinhos, que são super característicos.

O local onde fica o Lagro Negro hoje inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Ele foi destruído por um incêndio em 1942, e em 1953 Leopoldo Rosenfeld iniciou seu reflorestamento e a construção da barragem do lago. Para isso, ele buscou inspiração nos lagos europeus. As mudas de pinheiros que margeiam o lago foram trazidas da Alemanha, da chamada Floresta Negra, em alemão Der Schwarzwald. É daí justamente que surgiu o nome Lago Negro.

Já tínhamos feito uma visita ao parque alguns anos atrás, quando fizemos uma visita expressa a Gramado alguns anos atrás, e tínhamos adorado. Dessa vez, com o Léo junto, tivemos mais tempo para curtir de verdade. O que impressiona é o cuidado do local, sempre bonito, limpo, com uma boa infraestrutura e a natureza belíssima.

O Léo ficou simplesmente encantado e queria passar horas e horas, seja caminhando, seja sentado observando o lago e as flores. Ele tentou entrar no lago algumas vezes também, mas não deixamos rs.

É realmente uma visita imperdível para quem vem para Gramado. Reserve algumas horinhas para curtir de verdade o clima do parque, caminhar e relaxar, e não apenas uma passada rápida para fazer foto.

 

LAGO NEGRO

  • Entrada: Livre / Cobrança de ingresso para pedalinho
  • Horário de funcionamento: Aberto 24h.Pedalinhos: 8h30min às 18h
  • Endereço: Rua A. J. Renner – Bairro Planalto, Gramado – RS