O Parque do Caracol, que fica em Canela / RS, é um dos mais visitados do estado e de todo o Brasil. O parque tem muita mata preservada, com trilhas ecológicas para caminhadas em contato com a natureza. A Cascata do Caracol, localizada dentro do parque, é o principal cartão postal de Canela.

A queda d’água tem 130 metros de altura e conta com mirantes para admirar o visual deslumbrante, assim como uma escadaria com 934 degraus que leva até a base. O parque conta com churrasqueiras, mesas, banheiros, restaurante e lojas de artesanato, com toda infraestrutura necessária para passar o dia.

O primeiro ponto que adoramos é o fato de o parque permitir a entrada de animais, pois estávamos priorizando passeios que incluíssem o Léo. E inclusive ele falou sobre o parque na coluna dele aqui no blog. E além de ser permitido, acho que eles são até privilegiados, já que eles não pagam entrada e nós sim rs.

Nossa primeira parada por lá foi no mirante para fazer fotos da cascata. Estava bem tranquilo no dia que fomos e deu para fazer fotos bem legais, inclusive do Léo, que adorou observar o visual do parque. Na sequência, ficamos sabendo que as escadarias para ir até a base estavam desativadas para manutenção, fiquei um pouco desanimada, mas logo fiquei muito feliz mesmo assim.

Decidimos fazer as trilhas sem saber muito bem o que encontraríamos. O passeio por si só é bem agradável, muita paz  muito verde. Mas logo tivemos uma grata surpresa, as trilhas nos levam ao meio das corredeiras, bem pertinho mesmo! É deslumbrante, ficamos todos fascinados. O Léo simplesmente amou e ficou um tempão admirando a paisagem!

Dentro do Parque do Caracol tem ainda um passeio de trem conduzido pelo maquinista conhecido como Zé do Apito. É uma forma divertida de contar a história da imigração do sul do país e a interação com o meio natural. Não fizemos, já que estávamos com o Léo, mas achei bem legal para quem está com crianças.

É um ótimo passeio para fazer com calma, curtir muito a natureza e relaxar. Recomendo para passar algumas horas ou até mesmo o dia todo!

 

PARQUE DO CARACOL

  • Entrada: R$20,00 a inteira, e R$10,00 a meia entrada
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h30
  • Endereço: Rodovia RS 466, km 0, s/n – Caracol, Canela – RS
  • Site: http://www.parquedocaracol.com