Como contei para vocês no post anterior, para o segundo destino da nossa vida nômade, cruzamos pela primeira vez uma fronteira de carro. Hoje vim contar para vocês quais são as exigências e documentos necessários para viajar de carro para os países do Mercosul: Uruguai, Argentina e Paraguai.

O primeiro documento obrigatório é o documento de identidade (RG ou passaporte). Mesmo estando com a CNH, ela não servirá para isso, precisa ser mesmo o RG. No Mercosul, o passaporte não é obrigatório, mas também serve como documento de identidade.

Para quem viaja de carro, é obrigatório levar também a Carteira Nacional de Habilitação. Não é preciso tirar a carteira internacional, pois esses países aceitam a CNH normalmente.

O documento do carro, certamente, também é obrigatório. Caso a pessoa esteja dirigindo o carro de um terceiro, vai precisar de uma autorização do proprietário registrada em cartório para isso. Isso vale, inclusive, em casos de carros financiados (nesses casos a autorização deve ser do banco / financiadora).

Além disso, é obrigatório fazer um seguro que chama carta verde, que é uma exigência para quem pretende viajar pelos países do Mercosul e cobre acidentes com terceiros, incluindo mortes, danos pessoais, materiais e despesas médicas. É bem simples contratar esse seguro, e a validade é de acordo com a duração da viagem mesmo, com valor proporcional.

 

Itens obrigatórios no carro

Além dos documentos citados acima, a Argentina tem algumas exigências de itens que são obrigatórios ter no veículo, que são:

  • Triângulo extra (ou seja, precisa ter dois triângulos);
  • Extintor;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Cambão ou cabo de aço para rebocar o carro;
  • Cadenas para quem for trafegar em pistas com neve.

No Uruguai, os itens de segurança obrigatórios nos veículos são os mesmos exigidos no Brasil.