A alta temporada no Uruguai, especialmente na costa, como Montevidéu e Punta del Este, é no verão, que coincide com o verão do Brasil. Ou seja, de dezembro a março as cidades estão cheias e o clima é bem animado tanto durante o dia quanto à noite. Os picos maiores são no mês de janeiro e durante o Carnaval, que é o mais longo do mundo, com 40 dias de duração.

A primavera, que vai de setembro a dezembro, é uma boa época para ir a Montevidéu para quem não quer lidar com os extremos de temperaturas, com o termômetro marcando em torno dos 18º C. Fugir da umidade e calor do verão e evitar o frio do inverno vai permitir explorar a cidade com mais tranquilidade.

O outono segue o mesmo padrão da primavera, mas levemente mais friozinho, sendo uma boa época para quem gosta das temperaturas intermediárias, que ficam entre 15 e 20º C.

Para quem gosta do frio, os meses de junho a agosto são uma boa opção. A temperatura no país cai bastante e o estilo dos passeios que as pessoas querem fazer muda um pouco. Há mais procura por restaurantes refinados, shoppings, visita a vinícolas, noites nos cassinos e pelas casas de show de tango, que são as atrações em destaque nessa temporada.