Montevidéu, ou Montevideo em espanhol, é a capital e maior cidade do Uruguai, porém tem um clima mais tranquilo de interior, se comparada a outras capitais e metrópoles. Por isso, é um destino perfeito para uma viagem mais curta, já que é possível conhecer os principais pontos em dois ou três dias.

Reuni aqui nesse post os principais pontos turísticos e atrativos para se conhecer na cidade. Para quem tiver mais dias na viagem e quiser incluir alguns passeios de bate e volta, confira também as dicas de Punta del Este e Colonia del Sacramento.

 

O QUE FAZER EM MONTEVIDEO

 

Plaza Independencia

A principal praça da cidade, a Plaza Independencia, ou Praça Independência em português, divide o Centro de Montevidéu e a Cidade Velha (Ciudad Vieja). No meio da praça tem a estátua de General Artigas, um grande herói nacional. Embaixo da estátua há um Mausoléu aberto para visitação, onde estão os seus restos mortais.

Ao lado da praça pode-se encontrar a Torre Executiva, atual sede do Poder Executivo do Uruguai, e o Palácio Estévez, que era a sede do mesmo poder até poucas décadas atrás e hoje abriga um museu.

De um lado da praça está a Puerta de la Ciudadela, de onde começa a Ciudad Vieja e a Peatonal Sarandí, Do lado oposto, começa a avenida 18 de Julio, que é a principal da cidade.

O que fazer em Montevideo: Plaza Independencia

Puerta de la Ciudadela

A Porta da Cidadela, em português, é um portal simbólico que limita a Cidade Velha com o resto de Montevidéu. O portal era uma das entradas da cidade na época colonial, e é um pouco do que restou de quando ela era pequena e ainda com muralhas.

  • Endereço: Sarandí 700, 11000 Montevideo, Uruguai

O que fazer em Montevideo: Puerta de la Ciudadela

Palácio Salvo

Na calçada oeste da Praça Independência, na esquina com a avenida 18 de Julio, pode-se ver o Palácio Salvo. Trata-se de uma obra do arquiteto Mario Palanti, inaugurada em 1928. Com os seus 95 metros e 27 pisos, foi a torre mais alta da América do Sul por vários anos.

É considerado um edifício emblemático da cidade, recordando os anos de prosperidade das primeiras décadas do século XX. Em Buenos Aires, na Avenida de Maio, o mesmo arquiteto construiu o Palacio Barolo, um edifício considerado gêmeo do Palácio Salvo por seguir o mesmo estilo arquitetônico.

  • Endereço: Plaza Independencia 848, 11100 Montevideo, Uruguai

O que fazer em Montevideo: Palacio Salvo

 

Teatro Sólis

Inaugurado em 1856 com a apresentação de uma ópera de Verdi, o Teatro Solís é um imponente edifício do Centro Histórico e um dos símbolos arquitetônicos do Uruguai. Seu interior clássico foi inspirado em projetos de teatros italianos, e pode ser visitado por meio de um tour guiado, com opção em espanhol, inglês e português. Outra opção é conferir alguma apresentação, a programação vai de apresentações de música clássica até espetáculos teatrais.

  • Visitas guiadas: US $ 90 (pesos uruguaios). Às quartas-feiras a visita é gratuita.
  • Horário das visitas guiadas: terça e quinta às 16h; Quarta, sexta e domingo às 11h, 12h e 16h; Sábados às 11h, 12h, 13h e 16h.
  • Endereço: Reconquista s/n esq. Bartolomé Mitre – 11000 Montevideo, Uruguai

O que fazer em Montevideo: Teatro Solís

 

Ciudad Vieja

A Ciudad Vieja, ou Cidade Velha em português, é o centro histórico de Montevidéu, construído a partir de 1724, quando começaram as obras de fortificação da cidade. Um pouco do que resta das muralhas é a Puerta de La Ciudadela, que coloquei acima. As ruas do bairro estão repletas de prédios antigos, praças e monumentos históricos. É lá que também estão a Catedral Metropolitana de Montevideo, a Praça da Constituição e o Banco de la República Oriental del Uruguay, um edifício suntuoso e muito bonito.

A rua de entrada da Ciudad Vieja é a Peatonal Sarandí, rua de uso exclusivo de pedestres desde 1922. Ela está cercada opções culturais e comerciais, e é um passeio muito tradicional tanto para turistas quanto para locais.

 

Plaza Constitución

A Praça Constituição é a praça mais antiga de Montevidéu, situada no centro do bairro histórico da Cidade Velha. É conhecida popularmente como Praça Matriz (Plaza Matriz), e fica em frente à Catedral Metropolitana de Montevidéu. A praça tem esse nome por ter sido o local no qual se jurou, em 18 de julho de 1830 a primeira constituição da recém nascida República Oriental do Uruguai.

 

Catedral Metropolitana de Montevidéu

É a principal igreja católica da cidade da cidade, e fica na Plaza Constitución, na Cidade Velha. A atual catedral tem suas origens ligadas à antiga igreja matriz de Montevidéu, construída na década de 1720, durante las obras de fortificação do porto de Montevidéu. Essa primeira igreja ruiu parcialmente em 1788, e foi reconstruída uma nova no mesmo local, maior e mais imponente que a original.

  • Endereço: Ituzaingo 1373, 11000 Montevideo, Uruguai

O que fazer em Montevideo: Catedral Metropolitana de Montevideo

 

Museo Andes 1972

O Museu Andes 1972 conta a história do acidente aéreo que emocionou o mundo em 1972, quando um pequeno avião fretado levando um jovem time de rugby do Uruguai caiu em meio à Cordilheira dos Andes. O museu reúne objetos originais do desastre ou similares usados na época, além de peças doadas pelos próprios sobreviventes e uma ampla explicação sobre o que aconteceu, o que causou o desastre, como foi possível sobreviver e uma sessão de vídeo.

  • Entrada: US $ 200 (pesos uruguaios).
  • Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 17h.
  • Endereço: Rincón 619, 11000 Montevideo, Uruguai

 

Mercado del Puerto

O Mercado del Puerto, ou Mercado do Porto em português, foi inaugurado em 1868, e no início era um local para vender frutas, verduras e carnes. Com o tempo isso foi mudando, e hoje se tornou um grande centro gastronômico. O local reúne diversos restaurantes especializados em parrillas, o famoso churrasco uruguaio, além de lojinhas de artesanato e alfajor. É um lugar imperdível para quem visita a cidade.

Ao lado, está o Museu do Carnaval, que conta a história do Carnaval no Uruguai, que é o mais longo do mundo.

  • Entrada: Livre
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h30 às 22h.
  • Endereço: Piedras 237, 11000 Montevideo, Uruguai.

O que fazer em Montevideo: Mercado del Puerto

 

Avenida 18 de Julio

A principal avenida de Montevidéu é a 18 de Julio, que tem início na Praça Independência. A avenida possui diversos comércios, restaurantes e alguns pontos importantes da cidade, como a Fonte dos Cadeados, o Prédio da Intendência com a vista panorâmica da cidade, e o Pilar da Paz.

Avenida 18 de Julio Montevideo

Plaza Cagancha / La Columna de la Paz

Pequena praça que fica na Avenida 18 de Júlio, onde fica o “Mercado de los Artesanos”. Em sua volta, alguns prédios históricos chamam a atenção, e no meio da avenida está o Pilar da Paz, que marca o quilômetro zero das estradas uruguaias.

  • Endereço: Av. 18 de Julio, 11100 Montevideo, Uruguai

O que fazer em Montevideo: Pilar da Paz

 

Fuente de los Candados

A Fonte dos Cadeados, em português, está bem no centro de Montevidéu, na agitada esquina entre a avenida 18 de Júlio e Yi. É onde os casais apaixonados colocam seus cadeados contendo as iniciais de seus nomes como forma de eternizar seu amor.

  • Endereço: Av. 18 de Julio 1249, 11100 Montevideo, Uruguai

O que fazer em Montevideo: Fonte dos Cadeados

 

Intendencia de Montevideo / Mirador Panorámico

A Prefeitura de Montevidéu, chamada de Intendência, tem um Mirante Panorâmico com uma das melhores vistas da cidade. Fica no 22º andar do prédio em que está instalada, a quase 80 metros de altura, e é aberto para visitação livre e gratuita. No parapeito do espaço ainda existem placas com informações sobre os pontos que podem ser observados do alto.

  • Endereço: Av. 18 de Julio 1360, 11200 Montevideo, Uruguai

O que fazer em Montevideo: Intendencia de Montevideo

 

Feira de Tristán Narvaja

A Feira de Tristán Narvaja é a maior e mais popular feira de Montevidéu, e acontece sempre aos domingos, das 9h às 16h. Por lá, é possível encontrar livros, roupas, discos, CDs, jogos, móveis e comida. Há um pouco de tudo nesta tradicional feira que teve início em 1909 vendendo apenas frutas e verduras. A feira começa na Tristán Narvaja com a Av. 18 de Julio.

  • Entrada: Livre
  • Horário de funcionamento: Domingo, das 7h às 15h.
  • Endereço: Dr Tristán Narvaja 1545, 11200 Montevideo, Uruguai

O que fazer em Montevideo: Feira de Tristan Narvaja

 

Obelisco a los Constituyentes de 1830

O Obelisco de Montevidéu foi construído em comemoração ao centenário da primeira constituição do País. A obra é do escultor José Luis Zorrilla de San Martín, em granito rosa uruguaio, com 40 metros de altura. O monumento fica monumento na intersecção da Avenida 18 de Julio e Bulevar Artigas, e foi a inspiração para a construção do Obelisco de Buenos Aires.

  • Endereço: Av. 18 de Julio / Bulevar Artigas – 11600 Montevideo, Uruguai

Obelisco de Montevideo

 

Estádio Centenário / Museu do Futebol

O Estádio Centenário foi sede da Primeira Copa do Mundo, em 1930, na qual o Uruguai se consagrou campeão. O local abriga o primeiro museu do futebol do mundo reconhecido pela FIFA. Com o ingresso do museu, é possível visitar também as arquibancadas do estádio, assim como um mirante no local.

  • Entrada: US $ 150 (pesos uruguaios).
  • Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 17h.
  • Endereço: 11400 Montevidéu, Uruguai

Estadio Centenario Montevideo

 

Palácio Legislativo

O Palácio Legislativo do Uruguai foi inaugurado em agosto de 1925, data de comemoração ao centenário da independência do país. É considerado um dos maiores e mais bonitos do mundo e possui visitas guiadas para turistas. É um dos edifícios mais imponentes do País, e sua construção segue o estilo neoclássico grego, com fachadas e colunas feitos de mármore provindo da Grécia.

  • Endereço: Av. de las Leyes, 11800 Montevideo, Uruguai

 

Rambla / Playas

Montevidéu não tem mar, mas o rio cria o cenário perfeito para as praias tão características da cidade. Esse é um dos passeios mais queridos pelos moradores da cidade e, claro, pelos visitantes. A avenida costeira que percorre a orla do rio é chamada de rambla, e ela tem uma excelente vista para o Rio de Plata.

Playa de los Pocitos Montevideo

As praias mais bonitas e imperdíveis para quem conhece a cidade são Pocitos e Punta Carretas. A Playa de los Pocitos, para mim, é a mais charmosa e que tem o cenário mais característico, vale a pena reservar um tempo em um dia bonito de sol para caminhar e relaxar por ali.

Deixe para visitar Punta Carretas no final da tarde para ver um pôr do sol de tirar o fôlego. O ponto ideal para isso é no Farol de Punta Carretas. Não é para menos que o Uruguai é conhecido como a terra do sol, é maravilhoso!

Por do sol em Punta Carretas Montevideo

 

Letreiro de Montevidéu

Para quem quiser uma foto no famoso letreiro da cidade, ele fica em Pocitos, em um jardim logo no começo da praia. Você pode encontrá-lo em branco ou então com cores de acordo com os eventos do mês. O visual fica ainda mais bonito com o rio e a rambla ao fundo, contrastando com os prédios.

  • Endereço: Rambla República del Perú, 11300 Montevideo, Uruguai

 

Parque Rodó

A cidade de Montevidéu é muito arborizada e possui alguns parques grandes e muito gostosos. O mais famoso é o Parque Rodó, um grande espaço verde ótimo para caminhar, relaxar, passear com o cachorro etc. Além disso, tem atrativos como pedalinho, parque de diversões, lago artificial etc.

Parque Rodó Montevideo

 

Parque del Prado / Jardim Botânico

Outro parque famoso da cidade é o Parque Prado, que fica em uma agradável zona da cidade, mais distante do burburinho do centro. O parque tem 102 hectares de muito verde e tranquilidade. Além disso, lá tem o Jardom Botânico e um Rosedal. No Jardim Botânico há mais de mil especies vegetais de diferentes lugares do mundo e funciona como centro de atividades cientificas, formação e informação sobre botânica para o público em geral.

 

Cassinos de Montevidéu

Muita gente que viaja para o Uruguai tem curiosidade de conhecer os cassinos ou até mesmo tentar a sorte nas mesas de jogos. Montevidéu tem dois Cassinos muito elegantes: o do Hotel Radisson no centro da cidade, e o do Hotel Sofitel no bairro de Carrasco. Os dois têm arquiteturas e decorações muito bonitas.