Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais e sua população estimada é de 2,5 milhões de habitantes, sendo o 6º município mais populoso do país, segundo o IBGE (2014). Como o nome já diz, tem vistas incríveis das montanhas que estão no entorno.

Desde a arquitetura brasileira moderna do bairro de Pampulha, a cultura dos museus da Praça da Liberdade, a natureza do Parque das Mangabeiras, até os diversos quitutes e comidas deliciosas, a cidade que foi planejada está cheia de encantos para conquistar todos que a conhecem.

Adentrando um pouco na história da cidade, Belo Horizonte não fazia parte das cidades históricas do ciclo do ouro e diamantes em Minas Gerais, nem das regiões cafeeiras. O município era conhecido antigamente como Arraial de Curral del Rei, comunidade dedicada à agricultura e pecuária, além de ser um ponto de passagem para tropeiros. Porém, após a queda da monarquia e Proclamação da República, com o fim o ciclo do ouro e a falta de possibilidade de crescimento de Ouro Preto (até então capital, com nome de Vila Rica), houve a necessidade de se eleger uma nova capital. Foi então que o a cidade foi escolhida pelo governador Afonso Pena para ser a nova capital mineira.

 

Informações úteis

População‎: 2,503 milhões (IBGE 2014)

Área: 330,9 km²

Altitude‎: ‎852 m

Clima‎: ‎tropical de altitude

Voltagem: 110v

DDD: 31

Aeroportos: Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins) e Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Pampulha)