A cidade de Belo Horizonte é um destino que pode ser visitado durante todo o ano. O clima na região não apresenta temperaturas extremas e há atrativos para os turistas em qualquer época.

Para os turistas que estiverem em busca de bares e comidinhas deliciosas, vale visitar a cidade durante os festivais gastronômicos. Entre abril e maio acontece o mais popular deles, o Comida di Buteco. O festival envolve dezenas de bares e botecos de BH que preparam pratos especiais para votação do público. Na mesma época acontece também o Botecar, com uma grande lista de opções para se deliciar com a culinária mineira.

No verão, é possível aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre e passeios na natureza. Normalmente, o período de chuvas de BH é concentrado nessa época, porém as tempestades costumam ser rápidas e intensas, como típicas chuvas de verão e não atrapalham a viagem.

Na primavera a cidade fica ainda mais charmosa, com a floração dos Ipês, do Bouganville e da Sibipiruna. Já no outono a temperatura começa a cair, mas de forma bem amena. É quando acontecem festas típicas e é uma boa época para aproveitar a gastronomia local. No inverno, as noites são mais frescas mas os dias são amenos, e é o período com menos chuvas, ótimo para aproveitar o dia passeando muito, e as noites mais elegantes curtindo os bares e restaurantes que há na região.