Hoje vim falar de um dos nossos dias preferidos da viagem para Capitólio, quando conhecemos alguns dos lugares mais impressionantes que já vimos. Foi o dia em que fizemos o passeio de 4×4 com a agência Eco Trilhas da Canastra para a Pedreira da Lagoa Azul, com direito a algumas cachoeiras lindas na sequência.

Nosso dia começou cedo e de forma super prática. Eles nos buscaram na casa em que estávamos e iniciamos o percurso para a pedreira. Como pegamos a Rodovia MG 050, começamos o passeio parando do Mirante dos Cânions, que não tínhamos visto ainda. É simplesmente deslumbrante e indescritível!

Depois continuamos o caminho e seguimos para a Pedreira da Lagoa Azul, que na realidade fica em São João Batista do Glória. A estrada para chegar lá é bem complicada, e justamente por isso o ideal é ir em veículo 4×4. Além disso, ter um guia ajuda muito, pois ele já saberá os caminhos, os locais a serem visitados, além de fornecerem todos os detalhes e história. Por ali, funcionava há vários anos uma pedreira que retirava as pedras de quartzito usadas na construção civil. Quando a exploração das pedreiras foi proibida, no local foi se formando um lindo lago que é hoje um dos destaques do turismo na região. Foi sem dúvida um dos lugares mais incríveis que já conheci. O contraste das pedras destruídas no entorno, com aquele lago magnífico é sensacional.

A água é bem transparente, e bem gelada, como de costume. Mas ainda assim vale a pena entrar e/ou dar um mergulho. Além de, claro, tirar muitas fotos!

Ficamos o tempo que quisemos na pedreira, e depois seguimos para a próxima parada. Fomos ao Vale das Cachoeiras, onde fizemos algumas pequenas trilhas a pé para chegar em cachoeiras lindíssimas. Essa foi uma dica ótima do nosso guia, e certamente algo que perderíamos se estivéssemos lá por conta, pois talvez nem soubéssemos como chegar.

A última cachoeira que paramos, da foto abaixo, foi a minha preferida. Na cascata, achei até a água bem agradável, e foi a que senti menos frio também. Talvez porque estivesse mesmo, ou talvez pelo sol e pelas pequenas caminhadas das trilhas. Ao lago, tem um poço bem fundo, ótimo para quem gosta de se aventurar e pular (eu não tive coragem, mas o Thi sim).

O legal foi que a Eco Trilhas da Canastra fez o passeio no nosso tempo. Ficamos o quanto queríamos em cada um dos locais, e também fomos na quantidade de locais que “caberiam” no nosso dia. Super recomendo o trabalho deles. E além do passeio de 4×4, a agência também trabalha com vários tipos de passeios, como: lancha, trekking, somente o serviço de guia etc. O trabalho deles é bem personalizado, então ao entrar em contato, é só dizer mais ou menos o que espera, quanto tempo tem, perfil etc que eles montam algo bem legal!